Skip to form
Comunicado - FIES Digital
FIES Digital

Olá, seja bem vindo ao processo de análise sócio econômica FIES Digital. Antes de começarmos por favor responda algumas perguntas. Suas informações são importantes para prosseguirmos com o processo 🙂. Observação: Para as Declarações solicitadas, não iremos requerer o reconhecimento de firma, porém a assinatura da declaração deverá ser a mesma do RG. Devendo conter, além da assinatura do emissor da declaração, a assinatura de duas testemunhas que atestam o que está sendo declarado, sob penas da lei. Devendo-se anexar na declaração a cópia simples do RG das testemunhas para validação das assinaturas conforme RG. ** Importante: submeta a documentos / formulário apenas uma vez. Deve-se seguir todas as orientações contidas no e-mail e na lista de documentos solicitados pela Instituição. Em caso de dúvidas, contatar os canais de atendimento da Instituição.

Dados Pessoais do Candidato

As informações solicitadas são importantes para serem analisadas juntamente com a inscrição do candidato. Caso o candidato resida sozinho e não possui renda comprovada, deverá apresentar documentação de todos os membros de seu grupo familiar, independentemente do local em que os mesmos residam.

Documentação do Candidato

Nessa seção você deverá inserir somente sua documentação, em formato PDF.*Renomeie os arquivos de acordo com os documentos. Ex: RG_candidato_joao Ex: CPF_candidato_joao

 

Histórico Escolar ou Declaração de conclusão do Ensino médio. 
Caso não possua o número do CPF, deverá apresentar comprovante de regularização do CPF emitido pelo site da Receita Federal. Link: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servico s/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp
Em caso de separação de corpos apresentar declaração e comprovante de residência da pessoa que não faz parte do grupo familiar. Em caso de óbito do cônjuge, apresentar certidão de óbito.
Carteira de Trabalho. Páginas: qualificação civil, registro com foto, último registro e próxima página em branco da parte contrato de trabalho. Para carteiras sem registros, mesmas páginas. Havendo mais de uma carteira de trabalho, apresentar todas as existentes. O maior de 18 anos que não a possuir deverá providenciá-la. Em caso de extravio da Carteira de Trabalho ou desligamento sem atualização da baixa de saída, apresentar CNIS, disponível no site do Meu INSS.
Em caso de receber pensão alimentícia, fazer uma declaração a próprio punho contendo o valor da pensão ou apresentar o comprovante da pensão. Menores de 24 anos que não residam com os pais deverão apresentar comprovante de residência em seu nome, no nome do pai e em nome da mãe. Se não receber ajuda financeira da mãe e do pai, apresentar declaração emitida pelos pais, informando que não auxilia o candidato financeiramente.
Todas as contas existentes (corrente e poupança), do período dos últimos 03 meses (90 dias).
Caso não possua conta corrente, apresentar
declaração a próprio punho informando 
Servirão como comprovantes: conta de luz, telefone, TV por assinatura, gás, carnê do IPTU, faturas de cartão de crédito, com validade de 90 dias) de todos os membros do grupo familiar.*Não serão aceitos boletos, como comprovante de residência.
Exercício atual.

Documentos grupo familiar

Nessa seção você deverá inserir a documentação do seu grupo familiar em formato PDF todos unificados (por membro do grupo familiar). *Renomeie os arquivos de acordo com o tipo de documento de seu grupo familiar. Exemplo item RG: RG_grupofamiliar Exemplo item CPF: CPF_grupo familiar Veja como unificar arquivos em PDF.

Insira todos os RG's do seu grupo familiar, frente e verso. Se houver crianças que não possuem RG até 10 anos de idade, inserir a certidão de nascimento. *Renomeie os arquivos de acordo com os documentos de cada membro do grupo familiar.
Insira todos os CPF's do seu grupo familiar. Caso não possua o número do CPF, deverá apresentar comprovante de regularização do CPF emitido pelo site da Receita Federal. Link: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servico s/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp *Renomeie os arquivos de acordo com os documentos de cada membro do grupo familiar.
Em caso de separação de corpos apresentar declaração e comprovante de residência da pessoa que não faz parte do grupo familiar. Em caso de óbito do cônjuge, apresentar certidão de óbito. *Renomeie os arquivos de acordo com os documentos de cada membro do grupo familiar.
Carteira de Trabalho. Páginas: qualificação civil, registro com foto, último registro e próxima página em branco da parte contrato de trabalho. Para carteiras sem registros, mesmas páginas. Havendo mais de uma carteira de trabalho, apresentar todas as existentes. O maior de 18 anos que não a possuir deverá providenciá-la. Em caso de extravio da Carteira de Trabalho ou desligamento sem atualização da baixa de saída, apresentar CNIS, disponível no site do Meu INSS. *Renomeie os arquivos de acordo com os documentos de cada membro do grupo familiar.
Comprovantes válidos: Assalariados: Três últimos holerites. Não será aceito adiantamento de salário; Atividade autônoma: Declaração a próprio punho da função que exerce e o valor da remuneração mensal; Prestadores de serviços de aplicativos e taxistas: Apresentar extratos dos três últimos meses do aplicativo em que presta serviços ou declaração de rendimentos mensal emitida pelo contador ou técnico contábil, contendo carimbo e assinatura. Taxistas deverão apresentar Declaração do Sindicato com rendimento médio mensal ou declaração do contador ou técnico contábil, contendo carimbo e assinatura; Aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílio doença ou auxílio reclusão: Extrato de pagamento de benefício, que pode ser impresso no site do Meu INSS; Empresários: DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos e Lucros) ou declaração de rendimentos mensal emitida pelo contador ou técnico contábil, contendo carimbo e assinatura e PRÓ-LABORE; Estagiários: Contrato de estágio.*Você pode inserir um desses comprovantes acima. *Renomeie os arquivos de acordo com os documentos de cada membro do grupo familiar.
Caso não trabalhe, deverá entregar declaração a próprio punho contendo a informação que não exerce atividade remunerada. Seguro-desemprego: Apresentar guia com a identificação das parcelas. *Renomeie os arquivos de acordo com os documentos de cada membro do grupo familiar.
Em caso de receber pensão alimentícia, fazer uma declaração a próprio punho contendo o valor da pensão ou apresentar o comprovante da pensão. Se algum menor do grupo familiar, não receber ajuda financeira da mãe e do pai, apresentar declaração emitida pelos pais, informando que não auxilia o menor de 24 anos financeiramente. *Renomeie os arquivos de acordo com os documentos de cada membro do grupo familiar.
Todas as contas existentes (corrente e poupança), do período dos últimos 03 meses (90 dias) e declaração a próprio punho confirmando a entrega de todas as contas bancárias existentes. *Renomeie os arquivos de acordo com os documentos de cada membro do grupo familiar.
Caso não possua conta corrente, apresentar declaração a próprio punho informando. *Renomeie os arquivos de acordo com os documentos de cada membro do grupo familiar.
Servirão como comprovantes: conta de luz, telefone, TV por assinatura, gás, carnê do IPTU, faturas de cartão de crédito, com validade de 90 dias) de todos os membros do grupo familiar.*Não serão aceitos boletos, como comprovante de residência. *Renomeie os arquivos de acordo com os documentos de cada membro do grupo familiar.
Exercício atual (Documentação necessária de todos os membros do grupo familiar maior de 18 anos). *Renomeie os arquivos de acordo com os documentos de cada membro do grupo familiar.
Documentação da residência do(a) candidato(a) e grupo familiar

Nessa seção você deverá inserir a documentação, em formato PDF. Residência alugada: Contrato de Aluguel. Caso contrato esteja vencido, também deverão ser apresentados os últimos três recibos de pagamento de aluguel ou comprovante de depósitos. Caso não possua contrato, apresentar declaração do(a) proprietário(a) de próprio punho informando que aluga o imóvel mencionando o valor, IPTU, RG e comprovante de residência do(a) proprietário(a). Residência cedida: Declaração do(a) proprietário(a) de próprio punho informando que cede a casa, IPTU, RG e comprovante de residência do(a) proprietário(a) caso o mesmo não faça parte do grupo familiar (Em caso de óbito do(a) proprietário(a), apresentar certidão de óbito). Residência própria: IPTU, Escritura ou contrato de compra em nome de um dos membros do grupo familiar Moradias não regularizadas: apresentar declaração de próprio punho informando que a moradia não é regularizada. Todos os tipos de contas de consumo: apresentar conta de água, luz e telefone com validade de 90 dias. *Renomeie os arquivos de acordo com os documentos. Exemplo: contrato de aluguel comprovante_agua iptu

Documentação da empresa em caso de pessoa jurídica (do grupo familiar e do candidato)

Nessa seção você deverá inserir a documentação em formato PDF. *Renomeie os arquivos de acordo com os documentos. Exemplo:contratosocial_empresa_pai_jose impostoderenda_empresa_pai_jose

Ciência

A Instituição de Ensino, conforme disposto na portaria/legislação do FIES, pode solicitar em qualquer momento da etapa de confirmação de informações, quaisquer outras documentações que não estejam listadas acima, caso julgue necessário para definição de perfil socioeconômico. Em caso de reprovação, os documentos ficarão à disposição da auditoria do MEC nos arquivos da Instituição. É de suma importância de que tenha ciência que o recebimento de sua documentação não caracteriza a aprovação, mas a mesma será submetida à avaliação por nossa equipe de atendimento, que entrará em contato com você através do seu e-mail.

teste2525